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O processo de envelhecimento e as mudanças decorrentes dele tem início por volta dos 25 anos. Começa uma mudança na composição corporal, onde ocorre uma diminuição da quantidade de água dentro das células, o aumento de gordura corporal e a diminuição da massa muscular. Tudo isso contribui para um menor metabolismo a cada ano que passa. Dos 25 anos aos 40 anos essas mudanças vão se agravando a cada ano, e começamos a perceber por volta dos 40 anos que não temos mais a mesma força muscular que tínhamos com 20 anos.

A diminuição da massa muscular tem relação direta com a diminuição metabolismo, quanto menos músculo, mais lento fica o nosso sistema metabólico. Os músculos são grandes consumidores de calorias, e quando eles ficam menores e flácidos temos uma alteração no metabolismo, daí vem o aumento de peso a cada ano que ficamos mais velhos.

O trabalho de força no programa de treinos é de extrema importância nos indivíduos já que ela vem diminuindo a partir da diminuição da massa muscular. Segundo Matsudo (2001) a perda da massa muscular e consequentemente da força muscular é o modo principal de se notar a deterioração da mobilidade e da capacidade funcional do indivíduo que está envelhecendo. As principais causas apontadas como responsáveis pela redução seletiva da massa muscular são as diminuições nos níveis do hormônio do crescimento que acontece com o envelhecimento e dos níveis de atividade física do indivíduo. Fatores nutricionais, hormonais, endócrinos e neurológicos também devem ser lembrados, pois estão envolvidos na perda da força muscular que acontece com a idade. Essas perdas iniciam-se significantemente após os 35 a 40 anos de idade, e vão se agravando a cada ano que passa.

De acordo com Leite (1996), perda de força relaciona-se diretamente a uma mobilidade e a um desempenho físico limitado, assim como aumentos na incidência de acidentes sofridos pelas pessoas com fraqueza muscular. A perda de força em indivíduos por volta dos 65 anos é aproximadamente 20% em comparação com os valores para os indivíduos de 20 anos.

Vimos acima que realmente se faz necessário o trabalho de força em pessoas acima de 40 anos. Você pode prevenir essa perda de massa muscular fazendo treinos de força antes dos 40 anos, mas se você não o fez agora é a hora de começar!

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