20 de out de 2016

Conheça 8 HÁBITOS para MELHORAR os sintomas da TPM!

Conheça 8 HÁBITOS para MELHORAR os sintomas da TPM!

Olá meninas! Tudo certinho com vocês? Aqui quem fala é Marcela Duarte, Nutri Dama Fitness!

Inchaço, ansiedade, irritabilidade, dores de cabeça, retenção de líquidos, alterações de humor. Quem se identifica? Sim meninas, estes são alguns sintomas que temos que encarar da Tensão Pré Menstrual ou a famosa TPM. Claro, umas sentem mais outras menos, mas todas as mulheres sofrem oscilações hormonais de estrógeno e progesterona, nossos hormônios femininos, que antecedem de 3 a 15 dias deste período.

Mas e aquela vontade louca de comer um doce? Esse sintoma está associado ao nosso hormônio do bem-estar, que é a Serotonina e neste período ela também é afetada. No final deste artigo,  você vai encontrar um vídeo disponível também no youtube, onde a Luana Fiennes ensina exercícios efetivos para deixar o seu bumbum durinho. Não deixe de conferir!  

Então meninas, seguem dicas valiosas para este período para poder passar por esta fase, mantendo sempre o nosso objetivo:

#1 AUMENTE AS FIBRAS NA DIETA

Elas colaboram muito na regularização intestinal, nos ajudando a desinchar e tirar aquela sensação de desconforto e o melhor, ajudam na produção de serotonina. Ex. Frutas com casca, cereais integrais sem açúcar, vegetais folhosos

#2 EVITE O CONSUMO DE SÓDIO

Diminuem a quantidade de sal nas preparações, evitem o consumo de industrializados, condimentos e embutidos. Assim vamos diminuir a retenção hídrica comum nesse período. 

#3 DIMINUA O CAFÉ E O CHÁ PRETO 

A cafeína presente nessas duas bebidas é estimulante, o que pode causar irritabilidade e nervosismo. Por isso, neste período, deem preferência aos chás claros como camomila, erva-doce, erva-cidreira, etc.

#4 BEBA BASTANTE ÁGUA 

Ela claro não podia ficar de fora. A água é essencial no nosso dia-a-dia, e beber bastante líquido neste período, ajuda no desinchaço e na hidratação. Que tal uma água saborizada?

#5 CONSUMA ALIMENTOS FONTES DE ÔMEGA 3 

Outro item que ajuda no bom humor, reduz o colesterol e também tem ação anti-inflamatória que ajudam a diminuir o aparecimento de espinhas no período. Salmão, farinha de linhaça, nozes e semente de chia. Excelentes fontes meninas!

#6 CONSUMA FRUTAS 

Frutas como melancia, abacaxi, melão, são diuréticas, o que ajuda e muito no inchaço nesse período também.

#7  COMA CHOCOLATE 

Se você não abre mão de um docinho nesse período, vamos usar sempre a opção 70% cacau. Este ajuda na produção de serotonina e combate ao mau humor. Mas o consumo é moderado, viu?!

#8  FAÇA ATIVIDADE FÍSICA 

Que não podia ficar de fora. A atividade física auxilia na circulação sanguínea, na retenção hídrica, na melhora da cólica e na liberação de endorfina, o que dá a sensação de prazer, de bem-estar. 

Agora que você já sabe os 8 hábitos para melhorar os sintomas da TPM, que tal aprender Cinco dicas infalíveis para você tirar o doce da sua dieta? 

Um super beijo,

Até o próximo post!

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