Dica: Mamãe Dama Fitness!
Oiii!!!! No post de hoje vou ensinar a você 4 DICAS valiosas para aliar os sintomas indesejáveis da gestação! 🙂
Para as gravidinhas de plantão, são tantas alterações hormonais nessa nova fase, você pode se sentir muito cansada e sonolenta, apresentar náuseas ou vômitos, constipação, desejos ou aversão por determinados alimentos, alterações de humor, dores de cabeça, azia e necessidade de ir ao banheiro com maior frequência. No post de hoje, você vai aprender 4 estratégias para aliviar os sintomas indesejáveis da Gestação! Ah! No final deste artigo, você vai encontrar um vídeo, o qual a nossa ex-gravidinha Luana Fiennes conta um pouco mais sobre a experiência do terceiro parto!
Os enjoos e vômitos ocorrem por conta do hormônio gonadotrofina coriônica (HCG), e afeta cerca de 60% das gestantes, e mais comuns na primeira gestação. É possível enjoar quando sentir cheiro forte ou colocar um alimento na boca. Alimentos fontes de vitamina B6 podem ajudar a amenizar os sintomas de náuseas.
Os hormônios também vão alterar o intestino e estômago, isso porque o HCG tem a função de relaxar toda a musculatura lisa do corpo, principalmente o útero, evitando contrações. O intestino trabalha devagar, pois está mais relaxado, levando a constipação intestinal, assim como a digestão mais lenta leva à azia.
Listamos aqui algumas estratégias que podemos fazer para amenizar esses sintomas indesejáveis da gestação:
#1 Mastigue bem e reduza alimentos gordurosos!
Náuseas e Vômitos: restrinja a ingestão de líquidos pelos menos uma hora antes e após as refeições, “abrande” a consistência (purês), mastigue bem e diminua alimentos gordurosos. Esses procedimentos podem acelerar a digestão e consequentemente diminuir o tempo de esvaziamento gástrico. Nos horários de maior incidência de vômitos a dieta deverá ser seca, sem cremes ou molhos. Outra opção é o suco de limão, bala de menta ou gengibre.
#2 Consuma carboidrato antes de se levantar!
Enjoos: para enjoos matutinos ocasionados pela hipoglicemia, deve-se ingerir uma fonte de carboidrato antes de se levantar da cama quando acordar, como uma bolacha tipo cream cracker ou até mesmo pedaço de pão;
#3 Faça refeições em pequenos intervalos!
Azia: ocorre frequentemente devido ao relaxamento do “esfíncter esofagiano”. Pequenas refeições e em pequenos intervalos, evitando longos períodos de jejum no geral contornam tal queixa. Deve-se evitar alimentos irritantes ou estimulantes como também o uso abusivo de condimentos;
#4 Evite jejum prolongado!
A gestante deve ser alertada quanto aos perigos do jejum prolongado. Este leva a Constipação intestinal: dieta deve ser fracionada, rica em fibras, probióticos e com aumento da ingestão hídrica. O objetivo é favorecer a motilidade intestinal e aumentar a quantidade de carboidrato complexos. Bora seguir essas dicas para eliminar esses sintomas indesejáveis da gestação!
MOTIVAÇÃO! Olhem que fofura, nossa aluna do Manual da Barriga Negativa, a Dama Monique Pedrosa treinando com um parceiro super especial! No Dama Fitness, você só vai precisar de 20 minutos por dia para conquistar o resultado desejado! Seguindo todos os inteligentes e um plano alimentar equilibrado vai ficar muito mais fácil alcançar os seus objetivos!
Agora que você aprendeu quatro estratégias para aliviar alguns sintomas indesejáveis da gestação, que tal conhecer 5 recomendações IMPORTANTÍSSIMAS para uma NUTRIÇÃO saudável na GESTAÇÃO? Ah! Não esquece de ver o vídeo abaixo heim!
Deixe seu comentário