24 de out de 2016

Conheça 5 ALIMENTOS que ajudam com a MENOPAUSA!

Dicas nutricionais Dama Fitness!

Oiii Damas!!! Aqui é Marcela Duarte, Nutri do Dama Fitness! O post de hoje é especial para as mulheres que estão na MENOPAUSA, uma passagem importante na vida de toda mulher. Por isso separei esta listinha com 5 ALIMENTOS que ajudam com a MENOPAUSA!

Hoje em dia, as mulheres estão cada vez mais preocupadas em cuidar da sua saúde e bem estar, principalmente quando entram na famosa “meia idade”, seguida da terrível menopausa. Logo o intenso calor, aumento de peso, mudanças de humor entre outras sensações tornam-se reflexo desse período.

No final deste artigo você vai encontrar um vídeo, onde eu e a Luana ensinamos uma deliciosa receita para lanches intermediários.

A menopausa é uma etapa natural e significa que a mulher chegou ao final de seu período fértil, deixando de produzir lentamente os hormônios estrogênio e a progesterona (lembram que falamos deles na TPM?).

A fase inicial é mais difícil, pois os sintomas são bem intensos, afetando não só sua rotina mas também o lado físico e emocional.

Com a redução da produção do estrogênio, 80% das mulheres sentem aquele calor intenso seguido das ondas de calor (“fogachos”).

A falta desse hormônio também impacta no aumento de gordura principalmente abdominal podendo, consequentemente, afetar na elevação da taxa de colesterol ruim (LDL), triglicérides e risco de doenças cardiovasculares, casos de osteoporose, além da alteração na textura da pele e baixa autoestima. Muuuita coisa né?

Mas não se desesperem, isso pode ser contornado.

Sabem como? Com a nossa alimentação! O quanto antes iniciarmos um estilo de vida saudável, associando a alimentação com atividade física regular, melhor! Mas claro, não deixe de consultar o seu médico sobre a questão hormonal, ok?

Por isso, seguem nossas dicas essenciais para estarmos preparados para essa etapa comum em nossas vidas:

#1 LINHAÇA 

Fundamental nesta etapa, a linhaça atua no equilíbrio hormonal devido a uma substância chamada lignana, que tem uma ação semelhante ao estrogênio.

Para ser absorvida, ela deve estar na forma de farinha, tanto sendo triturada na hora em casa ou adquirida já estabilizada.

#2 OLEAGINOSAS

Ricas em vitamina E, ajudam manter o viço da pele e combater as ondas de calor. Nozes, amêndoas, castanha do Pará são excelentes opções para lanchinhos intermediários.

#3 ÔMEGA

Já conhecido como protetor cardiovascular, estudos comprovaram eficácia no combate dos sintomas de calor, fadiga e depressão no período da menopausa.

Salmão, sardinha e cavala são os exemplos típicos e mais consumidos.

#4 SOJA

Muito utilizada e recomendada por especialistas, a soja é rica em isoflavona, também com ação semelhante ao estrogênio, melhora a sensação de calor e o humor. Atua também como protetor cardiovascular e ajuda na redução do colesterol.

#5 AMORA

A amora é rica em proteína e sais minerais, vitamina C e E e também antioxidantes, que combatem os radicais livres, protegendo o organismo de doenças como o câncer, problema cardiovascular, envelhecimento da pele.

Nos sintomas mais comuns da menopausa, de acordo com estudos, pode ajudar na redução da taxa do colesterol ruim, retenção hídrica, insônia, dor de cabeça e depressão. Uau!

É importante ainda mantermos o consumo de leite e derivados, pois nessa fase a mulher está propensa a obter uma perda considerada de massa óssea, decorrente a diminuição da absorção de cálcio.

Por isso deve ter atenção e ingerir alimentos fonte de cálcio que podem ser encontrados nos leites e derivados, vegetais folhosos escuros, tofu, semente de gergelim, semente de abóbora, etc.

Agora que você conhece os cinco alimentos que auxiliam na menopausa, que tal conhecer os 10 alimentos poderosos na prevenção do câncer?   

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Um meeeega beijo e até o próximo post!  ✨

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