12 de out de 2016

Conheça os 10 alimentos PODEROSOS na PREVENÇÃO DO CÂNCER!

Conheça os 10 alimentos PODEROSOS na PREVENÇÃO DO CÂNCER!

Olá meninas! Tudo certinho com vocês? Aqui quem fala é a Marcela Duarte, Nutri Dama Fitness!

Estamos no Outubro Rosa, um movimento mundialmente conhecido, que teve início no Hemisfério Norte, com ações referente à luta contra o câncer de mama, incentivando a participação de mulheres no mundo todo no ato de conscientização, prevenção e tratamento, contribuindo para a redução da taxa de mortalidade em relação a doença.

E você sabia que cerca de 30% dos casos de câncer podem ser prevenidos apenas com algumas mudanças de hábitos? Diversos fatores ambientais estão fortemente associados com o aumento do risco de câncer de mama, incluindo tabaco, excesso de peso, consumo de álcool, sedentarismo e qualidade da dieta.

Estar no peso ideal, praticar atividades físicas regularmente, possuir alimentação saudável são exemplos que contribuem para ter o corpo mais elegante, além de prevenindo inúmeras doenças crônicas como o diabetes, hipertensão e também o câncer. Uma nutrição adequada pode contribuir com a redução do risco do desenvolvimento de diversos tipos de câncer, incluindo o de mama, além de ser fator essencial durante o tratamento, melhorando os efeitos colaterais dos medicamentos e contribuindo com a qualidade de vida.

Optar por uma alimentação mais natural, sem conservantes, enlatados, agrotóxicos fazem bem a nossa saúde, fornecendo mais proteção para o nosso organismo! Evite alimentos ricos em gorduras (como as carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presunto, etc), e alimentos que contenham nitrito e nitratos, conservantes flavorizantes (picles, salsicha, embutidos, enlatados). Evite uma alimentação completamente industrializada.

Abuse de alimentos naturais, pois contém nutrientes antioxidantes que previnem o câncer e outras diversas doenças. Opte por frutas da estação, verduras, cereais integrais, castanhas e chás naturais. Tempere os alimentos com ervas e temperos naturais. Preste atenção na escolha dos seus alimentos. Hoje é fácil optar por alimentos frescos e mais naturais possíveis!

Como os alimentos são excelentes fontes que podem prevenir esses tipos de doenças, nós mulheres devemos sempre nos preocupar com a nossa saúde. Listamos abaixo alguns alimentos que podem nos auxiliar com essa causa:

#1 Brócolis

É rico em sulforafano, uma substância que, de acordo com estudos, destrói apenas as células cancerígenas, conseguindo manter as demais células intactas, estimulando as enzimas protetoras em nosso organismo. Demais né? Não deixe de conferir o artigo: Como fazer um APETITOSO Suflê de Brócolis! Ótima opção de Jantar Pós Treino!

#2 Chá verde

Quem acha que o chá verde só está associado a retenção hídrica, se enganou! Poderoso antioxidante, tem a capacidade de inibir o crescimento de células cancerígenas, auxiliando na prevenção do câncer de mama.

#3 Alho

Riquíssimo em alicina, fitoquímico antioxidante que inibe os radicais livres, retarda o envelhecimento das células, auxiliando na prevenção de tumores.

#4 Uva

Este antioxidante é poderoso, rico em resveratrol, auxilia na oxigenação celular, inibindo a formação tumoral.

#5 Cenoura

 Betacaroteno em peso, que além que dá aquele bronzeado no verão, ajuda na regeneração celular.

#6 Cúrcuma

Uma especiaria muito em alta, com ação anti-inflamatória.

#7 Cacau

 Sim meninas, o componente principal do chocolate é um antioxidante que ajuda a proteger o intestino contra o estresse oxidativo, evitando assim o aparecimento de células cancerígenas.

#8 Tomate  

É rico em Licopeno, uma substância que dá a cor vermelha para o fruto e também antioxidante. Ajuda a inibir o crescimento tumoral, principalmente na região do endométrio para mulheres e próstata para homens.

#9 Peixes

Principalmente o salmão, utilizado na culinária oriental, este peixe contém ácidos graxos essenciais que colaboram no combate ao câncer de mama, além de ajudar na circulação sanguínea e ativar o sistema imunológico.

#10 Frutas vermelhas

Super em alta, com cores vibrantes, também são conhecidas como Berries (blueberry, cranberry, goji berry), são ricas em antocianinas, um fitonutriente com propriedades anticancerígenas, antioxidantes,  ricos em vitamina C e E, que combatem os radicais livres.  No artigo, Aprenda mais uma opção de vitamina pós-treino, ensinamos você a fazer uma deliciosa bebida de frutas vermelhas.  

Agora que você já conhece a lista dos dez alimentos poderosos na prevenção do câncer, vai adorar acompanhar os nossos artigos com dicas nutricionais e receitas deliciosas, além disso, você aprenderá os exercícios mais tops para combater as gorduras localizadas com o auxílio da nossa especialista em Pilates Luana Fiennes e a nossa personal trainer Paulinha Alonso.

Um super beijo,

Até o próximo post!

 

Deixe seu comentário

topo

Faça parte da lista VIP Dama Fitness