Nutrição
0

Oi, meninas! Aqui quem fala é a Marcela Duarte, Nutri Dama Fitness!

Existem vários tipos de sais disponíveis no mercado, diante disso, a quantidade de sódio entre eles também é diferente, por isso, no artigo de hoje vou explicar as diferenças no teor de sódio dos diferentes tipos de sais! 

O sal é o único mineral extraído que é consumido diretamente da natureza, podendo ser utilizado para realçar o sabor dos alimentos, aumentar o tempo de prateleira dos produtos nos mercados e equilibrar os fluídos corporais (sim, ele é importante para nosso organismo!). Porém, o grande problema está na quantidade que consumimos, o que pode levar a sérios problemas de saúde como hipertensão e até mesmo problemas renais.

Quando consumimos muito sódio, as células não conseguem absorvê-lo e este excesso fica acumulado fora delas e na corrente sanguínea, causando um desequilíbrio. Como consequência, para reequilibrar-se, nosso organismo força um aumento do volume de água que circula do lado de fora da célula, desencadeando o aumento da pressão arterial.

O quadro de hipertensão também pode estar relacionado ao histórico familiar, sedentarismo, hábitos alimentares irregulares e claro, o consumo excessivo de sal.

O consumo de sódio de um adulto saudável é de 2.400mg por dia, enquanto portadores de hipertensão devem consumir um pouco mais da metade recomendada, 1.600mg no máximo. Uma grande diferença!

Sódio em excesso também pode ser o grande responsável pelos incômodos inchaços típicos de retenção hídrica, e por isso é muito importante fazer escolhas saudáveis e verificar se realmente há necessidade do sal de adição, aqueles saquinhos disponíveis em restaurantes para colocar na preparação.

Então chegou a hora de sabermos qual o teor de sódio em cada tipo de sal, ajudando a combater a famosa retenção hídrica e recomendações em quadros de hipertensão:

#1  Sal Refinado

Passa por um processo de refinação na indústria, retirando as impurezas como também perdendo minerais como magnésio e cálcio e ganhando aditivos químicos. 

1g de sal = 400 mg de sódio

#2  Sal Grosso

São cristais maiores e não passa por processo de refinamento

1g de sal = 400 mg de sódio

#3  Sal Marinho

Possui grânulos maiores que o sal de cozinha e considerado uma opção mais saudável já que não passa por processo de refinação.

1g de sal = 420 mg de sódio

#4  Sal Líquido

Livre de aditivos e considerado puro, o sal líquido é produzido através da dissolução de um sal puro em água mineral. 

1g de sal = 110 mg de sódio

#5  Sal Light

Muito indicado para quem tem o consumo restrito de sódio, esta opção possui 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Salga menos, o que faz você colocar uma quantidade maior, correndo o risco de a ingestão de potássio ficar acima do recomendado. Por isso deve ter uma atenção a quem tem doença renal.

1g de sal = 197 mg de sódio

#6  Sal Negro

De coloração cinza, origem vulcânica e procedência da Índia, este sal não é refinado. Sabor forte e acentuado devido ao enxofre presente em sua composição. Formado por cloreto de sódio, cloreto de potássio e ferro. Ideal para temperar aves, peixes, carnes e finalizações.

1g de sal = 380 mg de sódio

#7   Flor de Sal

Cristais retirados das camadas superficiais das salinas, é considerado um sal requintado, presente em restaurantes e doces sofisticados. Possui um teor de sódio maior que o sal refinado, tem sabor intenso e é mais utilizado nas finalizações de pratos.

1g de sal = 450 mg de sódio

#8  Sal do Himalaia

Cristais de coloração rosada, possui uma quantidade grande de minerais em sua composição, entre eles, o próprio sódio, potássio, ferro, cálcio, cobre, entre outros, sendo considerado uma opção melhor do que o sal de cozinha.   

1g de sal = 230 mg de sódio

MOTIVAÇÃO! Por falar em retenção de líquidos e processo de emagrecimento, observem como a nossa aluna Claudia Abrão perdeu medidas em apenas oito dias de Programa Manual da Barriga Negativa!  Para conquistar o corpo do seus sonhos você não precisa necessariamente sair de casa, basta separar 20 minutos do seu dia, ter  disciplina e força de vontade!

RESULTADO DAS ALUNAS DAMA FITNESS!

Agora que você já sabe diferenciar o teor nos diferentes tipos de sais, que tal aprender 5 DICAS infalíveis para  evitar a RETENÇÃO DE LÍQUIDOS no seu organismo! Não deixe de conferir o vídeo abaixo, nele eu e a nossa Dama Luana Fiennes explicamos a importância do fracionamento na  alimentação!  

Um super beijo!

Até o próximo post!

 

Deixe seu comentário!

comentarios

Luana Fiennes

categorias

Curta a page no Facebook!

Assine o canal: