7 de maio de 2018

Dietas da Moda: Elas realmente Funcionam e te ajudam a Emagrecer?

Oii Damas, tudo bem?

Você certamente já ouviu falar sobre as diversas Dietas da Moda (Low Carb, Dukan, dos Pontos, etc). Será que esses diversos estilos de dieta realmente funcionam? Eles podem prejudicar sua saúde ou fazem bem? Neste artigo você vai descobrir como elas funcionam e todos os prós e contra de cada uma delas! Confira:

DIETA DUKAN

Criada pelo Dr. Pierre Dukan a “Dieta Dukan” é muito popular na internet. Possui alimentação baseada em proteínas e vegetais. Tem como base a ingestão de farelo de aveia para saciedade e para diminuir os riscos das famosas “jacadas”, esta dieta é dividida em 4 fases, sendo elas: 

Fase 1 – ATAQUE:

Tem duração máxima de 10 dias, dentro deles são consumidas muitas proteínas, 2 litros de água por dia e ZERO adição de AÇÚCAR! O farelo de aveia se mantém presente também nesta semana, sendo aconselhada a ingestão de 1,5 colher por dia!

FASE 2 – CRUZEIRO:

Só acaba quando a pessoa atinge o peso ideal, é feita a introdução de alguns legumes e verduras!

FASE 3 – CONSOLIDAÇÃO:

Esta fase é feita para a manutenção do peso atingido, a pessoa deverá realizar a inclusão de 1 fruta/dia + 2 refeições Livres por semana! Serão 10 dias para cada Kg perdido.

FASE 4 – ESTABILIZAÇÃO:

Alimentação liberada, porém, é necessário repetir a fase de ataque 1x/semana. Deve ser consumido 1,5 de líquidos e 3 colheres de sopa de farelo de aveia. É necessária a realização de 20 a 30 minutos de exercício.

PONTOS NEGATIVOS

• Baixo nível de carboidrato – prejudica adesão
• Efeito sanfona
• Maior ingestão de proteínas = aumento de gorduras e colesterol
(elevação LDL e risco de DCV)
• Sobrecarga renal
• Gliconeogênese: perda de MM e liberação de corpos cetônicos;
• Tontura, mal estar, cansaço, desânimo, etc…
• Menor ingestão de FLV = carência de vitaminas e minerais.

DIETA DOS PONTOS

Nesta dieta, os alimentos são pontuados pelo valor energético. A pontuação é feita pela seguinte combinação: Pontos = peso, altura, idade e sexo. Obj: Perda de peso, sem perder o prazer em comer.

PONTOS POSITIVOS

É fácil de ser aplicada, porém, a pessoa presta muita atenção no que come e se controla mais, tem menos pressão para seguir um cardápio. Sem regras = menos estresse.

PONTOS NEGATIVOS

Não tem restrições, a pessoa poderá comer chocolate, refrigerantes, etc, e irá manter a pontuação do dia, não leva nutrientes em conta, apenas calorias, a pessoa ficará na “neura” em contar calorias.

LOW CARB

MUITO comum para perda de peso rápida, tem baixa ingestão de carboidrato que é substituído por outros alimentos fontes de energia, tem diminuição da retenção hídrica.

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

Diminuição da Massa Magra, pode ocorrer dores de cabeça, falta de concentração, fadiga, irritabilidade, prejudicar o funcionamento intestinal, redução dos níveis de triglicérides, glicemia, hemoglobina glicada e colesterol. Nesta dieta é muito presada a INDIVIDUALIDADE! Para alguns, parece ter um efeito benéfico, porém, não são mantidos a longo prazo pela alta restrição dos alimentos.

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Dietas da Moda? NÃO! Vou te mostrar algo que realmente Funciona!

Todas essas dietas da moda que mostrei até aqui, podem sim ajudar a emagrecer, porém, os resultados obtidos, não duram a longo prazo e em algumas vezes, causam problemas em sua saúde.

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Um suuuper beijo e até o próximo post!

 

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